08/11/2017


Rinite – Saiba mais

Poucos sabem, mas a rinite é um tipo de problema que se dá na mucosa do nariz e sua principal causa está associada a genética. Ou seja, se algum de seus familiares possui o problema de rinite, provavelmente a próxima geração vai ter, inclusive você não está livre de conviver com a rinite.

Ela surge quando a pessoa sente o odor de algo muito forte, o que causa irritação na área, provocando, assim, uma inflamação que provoca sintomas que são bem parecidos com a gripe, sendo que sua principal diferença está no fato causador. Como dito, a rinite se dá através de questões genéticas, enquanto que a gripe é provocada pelo contato com o vírus.

É importante ressaltar que a rinite, normalmente, está associada a sinusite, que também é um problema de inflamação, porém, esta inflamação ocorre nos seios da face. É de extrema importância que quem sofre com esses dois problemas receba acompanhamento médico para controlar os sintomas, que são bem desconfortáveis quando aparecem.

Além disso, a rinite pode demorar dias até desaparecer, e sua frequência de surgimento pode ser bastante rápida, isto é, assim que desaparece, passa alguns dias, logo surge de novo. Por isso é importante o tratamento, para evitar esse vai e vem da rinite.

RINITE: O QUE É? TEM CURA?

Em resumo, a rinite se trata de um tipo de inchaço que ocorre diretamente na parte da mucosa do nariz. A rinite mais comum é a alérgica, considerada crônica e não contagiosa, esse tipo de rinite possui, praticamente, os mesmos sintomas que a gripe ou resfriado comum.

Porém, o que difere os dois são os agentes causadores. Ou seja, enquanto na gripe temos os vírus como os principais agentes causadores do problema, na rinite temos diversos outros fatores que pode desencadear o surgimento desse problema, tais como:

·         A mudança de temperatura;

·         Sentir o odor de fumaça de cigarro;

·         Ficar muito tempo em contato com poeira;

·         Os pelos de animais;

·         Pessoas que não se alimentam direito;

·         Polén das flores;

·         Sentir odores muito fortes, como por exemplo de perfumes e sprays;

Algumas questões emoções e psicológicas também podem ser o problema.

O que acontece, no final das contas, é que a rinite é um tipo de defesa contra esses fatores, considerados agentes alergênicos, ou seja, que provocam alergias na pessoa. Dessa forma, quando as vias nasais entram em contato com um desses fatores, o corpo reage de forma exagerada causando a inflamação, isto é, a rinite.

PRINCIPAIS SINTOMAS

Como foi dito inúmeras vezes no texto, a rinite é bem parecida com o resfriado, inclusive na questão dos sintomas. Muitos sintomas que você verá em nossa lista parecem ser de gripe, mas não é. Por isso, é importante que você fique atento aos sintomas desse tipo de problema:

·         A pessoa fica com coriza muito forte;

·         Os espirros são bem frequentes, principalmente quando a pessoa acorda;

·         Sentimento de coceira no nariz;

·         Uma sensação incomoda de irritação na parte das vias respiratórias;

·         Olhos lacrimejando;

·         Muita tosse;

·         Dores intensas na cabeça;

·         Obstrução das vias nasais.

Realmente, os sintomas não são nada agradáveis, só quem vivencia sabe o quão incomodo é acordar cedo e ter que ficar o dia todo e até mesmo dias com os sintomas. Por isso é importante iniciar o quanto antes um tratamento. O ideal é que você busque ajuda médica, para que ele indique os melhores medicamentos.

Entretanto, normalmente, os tratamentos para rinite estão envolta de realização de inalação com um soro comum, um anti-histamínico, e também utilizar um medicamento que seja capaz de descongestionar o nariz. Mas ressaltando que cada organismo é único, sendo necessário identificar qual o melhor tratamento para você.

Fonte:www.dicasdesaude.eco.br

Copyright © 2010 ForteFarma. Todos os direitos reservados.