16/10/2017


Jiu-Jitsu – Técnicas, Benefícios, Golpes, Como funciona a graduação?

O jiu-jitsu, para quem não sabe, é uma das artes marciais mais praticadas por todo o mundo, principalmente aqui no Brasil. Isso se deve aos diversos benefícios que essa prática traz a saúde e ao corpo do sujeito, dentre elas o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

Muitas pessoas tem interesse em conhecer mais sobre esse esporte, entender sua história, conhecer os outros benefícios, como funciona a questão das faixas utilizadas, enfim, todas as informações sobre este arte marcial. E foi pensando nessas pessoas que este post foi elaborado, para te ajudar compreender melhor e, quem sabe, te de dar animo para iniciar os treinos.

COMO FUNCIONA O JIU JITSU

No jiu-jitsu encontramos um tipo de luta onde os competidores não irão tentar derrubar uns aos outros, pelo contrário, o principal objetivo é levar o adversário ao chão conseguir mantê-lo imobilizado por um determinado tempo.

Nessa prática os atletas irão fazer uso do peso e da força do oponente contra ele mesmo, ou seja, eles irão utilizar a energia do oponente para conseguir imobilizar. Lembrando que nesta arte marcial a finalização da luta se dará apenas no chão.

O foco nessa competição não é o de machucar o outro, pelo contrário, é um esporte pacifico, o que prejudica sua imagem são as pessoas que utilizam as técnicas que aprenderam fora dos tatames e competições.

Voltando a falar com relação ao funcionamento do esporte, o jiu-jitsu deve ser praticado no mínimo duas vezes na semana, em aulas de no máximo 90 minutos. Durante os treinos, os participantes realizam sequencia de golpes, fazer exercícios e praticam circuitos para aperfeiçoar suas práticas.

COMO É PONTUADO

A pontuação se dá assim que um dos competidores conseguir segura, ou melhor, dizendo, imobilizar o adversário por um tempo de 3 segundo. Caso consiga tal feito ele irá receber um ponto com o qual ficará na vantagem, logo, vence a luta. As práticas, assim como as lutas são realizadas em tatames que medem, normalmente, 36 m².

REGRAS DAS COMPETIÇÕES

Nas competições existem algumas regras que devem ser respeitadas e seguidas. A principal delas é com ao que é proibido no jiu-jitsu:

·         Acertar órgãos genitais

·         Golpes traumáticos

·         Morder, puxar o cabelo, enfiar o dedo nos olhos

·         Qualquer ação que resulte em lesão

·         Torcer dedos

Golpes que são autorizados em competições:

·         Alavancas

·         Estrangulamentos

·         Imobilizações

·         Pressionamento

·         Projeções

·         Torções

GRADUAÇÃO E SIGNIFICADO DAS FAIXAS

Assim que o praticante inicia, ele recebe uma faixa e conforme se passam os anos ele recebe outras. Entenda qual o significado de cada uma:

Faixa Branca – para iniciantes.

Faixa Azul – pessoas com idade acima de 15 anos, que estejam a no mínimo um a dois anos treinando.

Faixa Roxa – avalia o desempenho do sujeito para confirmar se ele merece ou não a faixa, é entregue para pessoas com mais de 17 anos.

Faixa Marrom – praticantes com idade superior a 18 anos.

Faixa Preta – a partir dos 19 anos de idade.

Faixa Coral (vermelha e preta) – para mestres.

Faixa Vermelha – destinada à grande mestre.

PRINCIPAIS GOLPES DO JIU JITSU

Os golpes mais utilizados por praticantes do jiu-jitsu são:

·         Baiana

·         Joelho na barrigaRaspagem

·         Passagem de guarda

·         Pegada pelas costas

·         Projeção ou Queda

JIU JITSU EMAGRECE  – QUANTAS CALORIAS PERDE?

Com certeza. Pessoas que levam a sério os treinamentos conseguem eliminar até 1000 calorias conforme os treinos vão se realizando

DEMAIS BENEFÍCIOS.

·         Autodefesa pessoal

·         Aumento de força muscular

·         Rapidez no raciocínio

·         Emagrece rápido

·         Torna-se mais disposto

·         Diminui o stress e ansiedade

·         Reduz o colesterol

·         Melhoria da qualidade de vida

HISTÓRIA DO JIU JITSU

A história do jiu-jitsu será iniciada abordando sobre o nome. Seu significado é “arte suave”. Sua prática é realizada no em todo o mundo, entretanto surgiu no Japão.

Fonte: www.dicasdesaude.eco.br

Copyright © 2010 ForteFarma. Todos os direitos reservados.