03/08/2017


Mudanças de Estilo de Vida Que Você Deve Ter Para Controlar a Diabetes Tipo 2

A diabetes já afetou 350 milhões de pessoas em todo o mundo e está rapidamente alcançando valores ainda maiores na população em geral. Para piorar as coisas, a OMS (Organização Mundial de Saúde) diz que metade dos afetados nem sequer sabe que são diabéticos até que descobrem acidentalmente, enquanto são examinados para outras doenças e sintomas relacionados à diabetes!

A maioria dos médicos diz que as pessoas não cuidam da diabetes como deveriam até que complicações graves apareçam.

O Que É Diabetes?

Diabetes é uma condição onde o corpo não pode sintetizar insulina adequadamente levando a altos níveis de açúcar no sangue. Existem três tipos:

Diabetes Tipo 1: Onde o pâncreas não produz insulina suficiente. Este tipo também é chamado de diabetes insulino-dependente.

Diabetes Tipo 2: 90% dos pacientes diabéticos sofrem de tipo 2. Aqui a insulina é produzida pelo pâncreas, mas as células do corpo resistem e param de responder à insulina. Ela é o resultado principalmente da obesidade e um estilo de vida pouco saudável, ambos em grande parte evitáveis.

Diabetes Gestacional: Onde as mulheres grávidas, sem qualquer história prévia de diabetes, desenvolvem níveis elevados de açúcar no sangue.

Como Controlar A Diabetes:

Mudanças Imediatas no Estilo de Vida: Comer direito e exercitar-se são as maneiras mais fáceis de manter o controle da sua saúde. A diabetes tipo 2 pode ser evitada, se não adiada por pelo menos mais 10 anos, desde que você faça as mudanças necessárias para o seu estilo de vida. Algumas mudanças incluem:

Perder o excesso de gordura corporal: Se o seu IMC é superior a 30, isso significa que você é obeso, o que é uma das principais causas para diabetes tipo 2. Portanto, evite o estilo de vida sedentário e comece a emagrecer já!

Exercício diário: Se seus músculos são exercitados, eles utilizam mais energia e, portanto, diminuem a glicose no sangue, tornando-se sensível à insulina. Caminhar, correr, pedalar e nadar por um mínimo de 150 minutos por semana (30 minutos por dia durante 5 dias com não mais de 2 dias consecutivos para descanso) irá reduzir o risco de diabetes em mais de um terço. Levantar pesos e construir músculos também é ótimo se o seu médico aprovar.

Gerir o estresse: Muito estresse tem uma ligação direta com seus níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você está ansioso e estressado sobre algo, os hormônios do estresse são liberados e a pressão arterial aumenta. Além desta junção perigosa, você pode querer comer demais e perde o sono, colocando-se ainda mais em risco. Yoga e meditação são as melhores maneiras de combater o estresse.

Evite o cigarro e álcool: Fumar afeta a sensibilidade do seu corpo à insulina e danifica os vasos sanguíneos através da inflamação. Já o consumo de álcool pode causar descontrole da glicemia. Portanto, limite o seu consumo de álcool tanto quanto possível e pare de fumar. Peça ajuda médica, se necessário.

Mudanças Imediatas na dieta Para Controlar a Diabetes

Assumir o controle da sua dieta é muito importante para manter a diabetes sob controle. Você deve saber que os alimentos controlam seus níveis de açúcar no sangue e por isso, é muito importante manter uma dieta adequada. Algumas recomendações mais importantes quanto a alimentação para diabetes são:

Reduzir a ingestão de alimentos gordurosos: Não mais do que 25% das suas calorias devem vir de gorduras em sua dieta. Alimentos rápidos como batatas fritas e fast food são ricos em gorduras ruins e devem ser evitados.

Reduzir o consumo de açúcar: doces em geral, bolos, biscoitos e refrigerantes têm muito açúcar e precisam ser evitados ao máximo.

Perder peso: Reduza o seu peso se você for obeso ou estiver com sobrepeso. Tente manter-se na faixa saudável do seu índice de IMC.

Fibras: Incorpore alimentos ricos em fibras em sua dieta, como legumes, feijões, lentilhas, frutas e aveia. O consumo diário de fibra vai te ajudar a manter o controle sobre a glicemia.

Reduzir a ingestão de carne processada: Você pode optar por fontes de carne magra como frango e peixe, dê preferência sem fritar ou assar.

Não há nenhum alimento que seja completamente proibido de comer, mas devem ser consumidos nas proporções certas. Cuidados devem ser tomados no controle da diabetes. Comer demais ou comer muito pouco também é perigoso, pois afeta diretamente os níveis de açúcar.

Fonte:www.saudedicas.com.br

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