16/06/2017


Azia Na Gravidez. Entenda!

Um dos grandes problemas das mulheres que estão gravidas é a sensação constante de azia. Parece que em todos os momentos do dia a queimação surge.

Mas o que é afinal? Bom, já sentiu uma forte queimação que fica em seu estomago, mas logo sobe até sua garganta, causando uma péssima sensação na região da boca? Então, essa é a famosa sensação de azia, que muitos falam.

Ela aparece, principalmente, nas mulheres grávidas. E porque será que este tipo de sensação atormenta tanto as pessoas que estão em período de gestação? É isso que você irá descobrir nesse post:

Veja quais as causas

Como se dá o início da azia

Entenda se existe ou não riscos

Como é possível diminuir ou evitar os sintomas.

AZIA NA GRAVIDEZ: ENTENDA SUA CAUSA!

De modo geral, a azia é provocada pelo suco gástrico que fica em nosso estomago, sendo ele o responsável por fazer a digestão dos alimentos que consumimos durante o dia. Quando ocorre o refluxo desse líquidos, temos, então, a azia.

Porém, no caso da gravidez as causas não são apenas ligadas ao refluxo, existe outros fatores que provocam a azia. Os dois principais são:

O hormônio da progesterona: durante o período gestacional esse hormônio é liberado no corpo da mulher, o qual acaba influenciando no processo digestivo. Assim, ele se torna mais lento e difícil de ser feito, o que provoca mais refluxo na pessoa.

Crescimento do feto: conforme o bebe vai aumentando de tamanho, a barriga da mãe se expandi e comprimi os órgãos que estão próximos ao útero, entre eles, o estomago. Isso faz com que a sensação de queimação seja constante nas mamães.

INÍCIO DA AZIA NA GESTAÇÃO

A mulher sente a azia desde o começo da gestação, em alguns casos. Esse sentimento, com o passar do tempo, vai intensificando e próximo ao período de nascimento se torna muito mais incomodo.

Entretanto, ele passa assim que a criança nasce, não ocorrendo nenhuma outra complicação por causa da azia.

Mas é preciso tomar certo cuidado durante a gestação, sentimentos muito intensos podem ser sinal de outras complicações. Veja mais à frente.

A AZIA É ARRISCADA PARA A GESTAÇÃO?

Na maioria dos casos: Não. A azia, normalmente, não traz grandes complicações para a gestante. Desde que esteja sob observação constante. A pessoa precisa ficar em alerta com relação aos sintomas que a azia provoca.

Caso perceba algo muito fora do comum, é preciso relatar ao seu médico, pois a azia, se não cuidada, pode provocar outros problemas. Então, para evitar quaisquer complicações durante a gravidez, como, por exemplo esofagite.

·         Por isso, se atente:

·         Se as dores ocorrem abaixo da costela, então não é azia,

·         Possibilidade da queimação ser problemas digestivos como ulcera, gastrite,

·         Perda de peso durante a gestação não é comum,

·         Apresentar dificuldades ao comer, também não é um sinal positivo.

Durante suas consultas não se esqueça de falar sobre as sensações que sentir diferente da azia. O médico poderá dizer melhor o que está ocorrendo com o seu corpo e tranquilizar nos casos em que não for nada grave. Ou ainda orientar as pessoas sobre o deve ou não fazer com a azia.

COMO EVITAR OU AMENIZAR A AZIA NA GRAVIDEZ?

As pessoa mais antigas possuem alguns truques que realmente funcionam para diminuir a sensação de azia. Um deles é tomar um copo gelado de água. Beba durante o dia pequenos goles, principalmente quando vier a sensação.

Outra dica é comer maça. Essa é uma fruta que auxilia no controle da azia, sem precisar tomar remédios para isso. Assim como:

Alimentar-se bem;

Comer devagar;

Não tomar líquidos enquanto come;

Evitar durante a gestação bebidas que estejam quentes demais ou que tenham muitos gases;

Não deite logo após as refeições.

Fonte: dicasdesaude.eco.br

Copyright © 2010 ForteFarma. Todos os direitos reservados.