Layout de loja


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Conhecer o layout da loja tem papel fundamental no seu trabalho, pois quanto mais bem organizada a loja estiver de acordo com o esperado pela shopper, maiores são as chances de a loja aumentar as vendas. E um ponto-chave é conhecer o fluxo da loja, que facilitará a identificação dos pontos quentes, de maior trafégo e oportunidades de exposição.

O Fluxo da Loja é um padrão que a maioria das shoppers segue quando circula dentro de uma loja. Cada loja possui o seu, dependendo, em grande parte, da tlocalização da entrada.

TIPOS DE FLUXO

O Fluxo de Corredor é o percurso que as shoppers realizam pelo corredor do seu estabelecimento. Fluxo Principal é o lado do corredor por onde entra o maior número de pessoas. Contra-fluxo é o lado do corredor por onde entra o menor número de pessoas.

METODOLOGIA DOS 6 MINUTOS

Trata-se de uma metodologia de pesquisa desenvolvida pela Unilever para definir, com simplicidade e eficiência, o fluxo principal e o contra-fluxo de um corredor. Essa medição deve ser utilizada nas lojas em que não exista o Gerenciamento por Categoria.

Para medir o fluxo de um corredor deve-se, por meio de observações sistemáticas, contar quantas pessoas entram por ambos os lados do corredor analisado.

São necessárias 6 observações, sendo 3 durante um dia, 3 durante outro, cada uma com 6 minutos de duração. As observações devem ser feitas em dias e horários de maior fluxo da loja.

O lado do corredor em que for contabilizado o maior número de pessoas entrando será o fluxo principal, e o outro, o contra-fluxo.

Dica: no início do corredor do fluxo principal, expor as categorias que geram maior lucratividade. No final, explorar as categorias de maior procura. Assim, a shopper é incentivada a percorrer todo o corredor e conhecer, ainda que por segundos, as novidades e os itens de maior lucratividade.

PONTOS QUENTES

Os locais de maior fluxo são conhecidos como pontos quentes. Por sua vez, os locais onde há baixa circulação de shoppers são denominados pontos frios.

PLANTA BAIXA

É a representação da disposição das seções/categorias nas lojas.

Conhecer o layout da loja tem papel fundamental no seu trabalho, pois quanto mais bem organizada estiver a loja de acordo com o esperado pela shopper, maiores são as chances da loja aumentar as vendas.

Por exemplo:

Cuidados pessoais: as categorias de cuidados pessoais devem estar dentro da mesma seção, organizadas de acordo com o seu agrupamento: cuidados com os cabelos, cuidado com a pele, higiene bucal e desodorantes.

As categorias que possuem semelhança no processo de compra deverão estar distribuídas lado a lado no layout da loja para proporcionar uma experiência de compra agradável, além de estimular o fluxo contínuo e equilibrado por todas as categorias de cada seção.

Um bom modo de unir as categorias correlatas lado a lado é consolidar “soluções de compra” da loja, agrupando produtos que fazem parte de uma mesma necessidade.

DISTRIBUIÇÃO DE MATERIAIS E PONTOS EXTRAS

Ao verificar o fluxo de cada loja podemos identificar os melhores locais para ativação de pontos extras e materiais de ponto de venda.

As categorias que possuem semelhança no processo de compra deverão estar distribuídas lado a lado no layout da loja para proporcionar uma experiência de compra agradável, além de estimular o fluxo contínuo e equilibrado por todas as categorias de cada seção. Um bom modo de unir as categorias correlatas lado a lado é consolidar “soluções de compra” da loja, agrupando produtos que fazem parte de uma mesma necessidade.

ORGANIZANDO A GÔNDOLA

Para uma organização otimizada da suas gôndolas, de forma a maximizar as vendas e a receita, existe um instrumento muito eficaz. Conhecido como planograma, esse instrumento nada mais é que uma mapa ideal da organização das prateleiras. Segui-lo faz com que os produtos estejam organizados de forma que a shopper encontre mais facilmente o que procura, além de comprar outros produtos que aumentam o valor médio das compras e o faturamento da loja.

Em Categorias Unilever você confere alguns planogramas sugeridos pela Unilever baseados em estudos. Confira e teste em sua loja.

http://www.unileverfarma.com.br/centro-de-treinamento/

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