Chocolate amargo reduz pressão arterial, diz pesquisa


Canal: Saúde

Se você tem culpa quando ingere chocolate, pode começar a se alegrar. Mais uma pesquisa confirma as propriedades benéficas do alimento escuro, com alta porcentagem de cacau. Dessa vez, foram os cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, que descobriram que o cacau inibe uma enzima no organismo conhecida por elevar a pressão arterial.

Segundo a versão on-line da publicação britânica Daily Mail, a equipe recrutou 16 voluntários saudáveis não-fumantes para o estudo. Dois dias antes do estudo, não foi permitido comer chocolate ou qualquer coisa que tivesse compostos similares, incluindo frutas. Além disso, café, chá e vinho também foram proibidos.

Todos os voluntários realizaram exame de sangue antes e depois de comer 75 g de chocolate amargo contendo 72% de cacau. Os cientistas descobriram então que a atividade enzimática da ECA (enzima conversora da angiotensina), responsável pela regulação da pressão arterial, foi reduzida em 18% três horas após a dose de cacau. Isso é comparável ao efeito de medicamentos que inibe a enzima, usados para tratamento de pressão arterial elevada.

"Já havíamos demonstrado antes que o chá-verde inibe a enzima ECA, que está envolvida com o equilíbrio do corpo e regulação da pressão arterial. Agora queremos estudar os efeitos do cacau", disse Ingrid Persson, chefe da pesquisa.

Os cientistas querem pesquisar mais a fundo como atuam as substâncias ativas, como procianidinas e catequinas (antioxidantes que reduzem danos à celulas), presentes no cacau, uma vez que estãorelacionadas ao efeitos contra a pressão. Ótima notícia, não? Só não se esqueça de que os estudos foram feitos com chocolate escuro e amargo. Por isso, antes de ingerir o próximo bombom bem doce, pense também nas calorias.

Redação Terra

http://saude.terra.com.br/noticias/0,,OI4789023-EI16560,00-Chocolate+amargo+reduz+pressao+arterial+diz+pesquisa.html

Copyright © 2010 ForteFarma. Todos os direitos reservados.